PREFEITURA REALIZA AÇÃO DE COMBATE E PREVENÇÃO AO AEDES AEGYPTI EM SALVADOR.

Noticias Saúde

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou na última segunda-feira (24), um conjunto de ações para combater a circulação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya, em Salvador. Foi iniciado nesta semana, a “maratona do fumacê”, com aplicação simultânea de UBV Pesada (carro fumacê) para eliminar focos de mosquitos adultos em dez bairros da cidade.  

As ações, em parceria com a Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Divep), vão ser executadas em cinco etapas até o próximo dia 9, entre os horários das 5h às 8h e das 17h às 20h, período de maior circulação do mosquito. As localidades contempladas na programação são Uruguai, Massaranduba, Federação, Nova Brasília, São Marcos, Ribeira, Mussurunga, Tancredo Neves, São Cristóvão e Itapuã.  

Como aliado no trabalho de redução dos focos de mosquitos, o CCZ também conta com a conscientização e parceria dos moradores, que podem se tornar os próprios “agentes de endemias”. Para isso, basta executar as seguintes práticas: evitar o acúmulo de água em pneus, latas e garrafas; manter a tampa do reservatório sempre fechada, bem como das lixeiras; preencher pratinhos ou vasos de planta com areia; e mobilizar a comunidade para repercutir e reproduzir as medidas de combate ao mosquito.  

“Seguimos fortalecendo as ações de enfrentamento ao vetor, mas ressalto ser imprescindível a participação efetiva da população. A conscientização é importante para prevenção e controle das arboviroses. Juntos, todos fazendo sua parte, teremos uma cidade mais saudável”, destacou a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos. 

Neste ano, o CCZ já contemplou com a UBV Pesada os bairros do Campo Grande, Bairro da Paz, Barra, Ondina, Carlos Gomes, Centro Histórico/ Pelourinho, Liberdade, Itapuã, Cajazeiras, Nordeste, Plataforma e Periperi. Em caso de denúncia de focos do mosquito, o cidadão pode informar ao CCZ através do Fala Salvador, no telefone 156.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *