Diversos serviços em Salvador foram suspensos por conta das fortes chuvas que atingem a capital baiana na manhã desta quarta-feira (27). Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob) foi interrompido o funcionamento de todos os ascensores do municípios. São eles: Plano Inclinado Gonçalves, Pilar, Liberdade-Calçada e Elevador do Taboão.
A linha B3, do BRT Salvador, teve a circulação suspensa por conta de um alagamento na ligação entre a rua Marcos Freire e o Caminho das Árvores. Não há previsão de retorno das atividades suspensas. As demais linhas do sistema operam normalmente.
De acordo com informações da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) as operações também tiveram que ser interrompidas por conta do mau tempo, que deixa o mar agitado. Por recomendação da Capitania dos Portos, o sistema está sem operar desde às 8h da última segunda-feira (25).
O desabamento parcial de um casarão na Avenida José Joaquim Seabra, na Baixa dos Sapateiros, também causa uma alteração no transporte público. Por conta da interdição da área, as linhas de ônibus que circulam pelo local foram desviadas para o Aquidabã. Portanto, quem descia na Barroquinha ou em outros trechos da Baixa precisará caminhar para chegar ao local de destino.
De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o mau-tempo deve se estender até a próxima quinta (28), com céu nublado e chuvas a qualquer hora do dia.
Segundo o Climatempo, as chuvas podem surgir em forma de pancadas com trovoadas e rajadas de ventos. As temperaturas devem variar entre 23ºC e 27ºC na quarta, chegando à máxima de 30ºC na sexta-feira (29), quando o céu estará nublado, mas com poucas possibilidades de chuva.
O índice de chuva registrado em Salvador já é três vezes maior que o esperado para o mês de novembro, segundo o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo. O registro em algumas localidades ultrapassou 319 mm, enquanto a média histórica é de 108 mm.