O projeto Saúde nos Bairros, da Prefeitura de Salvador, chegou à Boca do Rio na última segunda-feira(4), onde permanecerá até o dia 16. Moradores da região vão ter acesso rápido a consultas, exames e demais encaminhamentos, oferecidos em uma unidade móvel estacionada em Curralinho, ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF). Até o final desse mês e início de abril, as ações serão ofertadas em Cabula/Beiru, Subúrbio/Ilhas, Itapuã e São Caetano/Valéria.
As atividades seguem na Boca do Rio até o dia 16 de março, das 7h às 17h, de segunda-feira a sábado. Para ter acesso aos procedimentos, os interessados devem comparecer ao local com cartão do SUS, RG e guia de exames pretendidos.
A estrutura de equipamentos e profissionais capacitados na unidade móvel possibilita oferta de serviços de atenção básica, saúde especializada, atendimentos pediátricos, exames, atendimento odontológico, vacinação e encaminhamento para a realização de cirurgias eletivas.
Podem ser realizadas consultas com médicos clínicos, cardiologistas e pediatras. Os moradores também têm realizado exames de mamografia, eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma (ECO), transtorácico, doppler das carótidas, ultrassonografia mamária, ultrassonografia do abdome, ultrassonografia pélvica, ultrassonografia da tireoide e exames laboratoriais em geral.
O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos lembrou que esse é o 41º bairro beneficiado com a iniciativa desde o seu lançamento, em abril do ano passado.