O Vitória garantiu uma vaga na primeira divisão do Campeonato Brasileiro com uma virada sobre o Novorizontino neste domingo. Pela 36ª rodada da Série B, no Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, os baianos saíram atrás no placar, mas conseguiram virar e vencer por 2 a 1. Agora, os vitoriosos aguardam o duelo do Criciúma, na terça-feira, para descobrir se serão campeões nesta rodada.
Líder, o Vitória chegou a 69 pontos e, com isso, já não pode deixar o G4. A ansiedade do torcedor do Leão ainda não acabou nesta rodada. Na terça-feira, o Criciúma entra em campo e se não vencer dá o título aos baianos. O penúltimo compromisso dos nordestinos nesta temporada será no sábado, às 17h (de Brasília), contra o Sport, no Barradão.
O Novorizontino, por outro lado, desperdiçou a oportunidade de voltar à zona de classificação. Com a derrota, ficou na sétima colocação, com 57 pontos. Ainda assim, segue com chances de subir para a primeira divisão, mas não depende apenas de si. Na próxima rodada, os paulistas enfrentam o Londrina, na sexta-feira, às 21h30, no Estádio do Café.
Os gols do jogo
Os primeiros minutos tiveram equilíbrio de chances, sem nenhum grande perigo para ambos os lados. O Novorizontino foi o primeiro a chegar ao gol adversário, aos 13 minutos. Após cobrança de escanteio, César Martins subiu de cabeça e por muito pouco não abriu o placar.
Os esforços do Novorizontino só se converteram em gol aos 19. Geovano soltou uma bomba da intermediária, mas parou na defesa de Lucas Arcanjo, que espalmou. No rebote, Rômulo estufou as redes. O Vitória passou perto aos 42, quando Léo Ramalho por pouco não deixou tudo igual.
Nos acréscimos, aos 49, o atacante conseguiu marcar o gol de empate. Pela direita, Zeca encontrou Léo Gamalho na grande área com um cruzamento. Com certa liberdade, o atacante teve muita frieza para dominar e bater no canto esquerdo.
O Vitória passou muito de virar o jogo aos 42 minutos. Após cruzamento de Welder, a bola ficou viva dentro da área. No meio da bagunça, os visitantes finalizaram e a bola explodiu no travessão. Nos acréscimos, Georgemy fez pênalti em Zé Hugo. Welder converteu e garantiu o acesso dos nordestinos.