PARQUE METROPOLITANO DE PITUAÇU COMPLETA 50 ANOS DE EXISTÊNCIA, MAIS SEM MOTIVOS PARA COMEMORAR.

Cultura Noticias

O Parque Metropolitano de Pituaçu, ou simplesmente Parque de Pituaçu, foi criado em 4 de setembro de 1973 após o Decreto Estadual 23.666, e pelo Decreto nº 23.113 de 12 de abril de 1978 foi declarada a utilidade pública do terreno para desapropriações, inicialmente com 660 hectares, durante o governo estadual de Roberto Santos. Atualmente ocupa cerca 420 hectares, sendo a maior reserva ecológica da cidade de Salvador.

Porém, mesmo com essa importância, o local segue sendo alvo da política do abandono do Governo da Bahia. Frequentemente, o local é alvo de denúncias de poluição na lagoa, problemas na estrutura e falta de manutenção por parte do governo do estado.

PRIVATIZAÇÃO
Em março deste ano, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) descartou a possibilidade de privatização do Parque Metropolitano de Pituaçu. Na ocasião, o chefe de gabinete da Sema, André Ferraro, anunciou a requalificação do parque e estimou que a previsão para ficar pronta seria em até 18 meses, porém até o momento, não foi iniciada.

REQUALIFICAÇÃO
O vereador André Fraga (PV) anunciou neste final de semana que irá protocolar um Projeto de Indicação (PIN) para promover a reforma completa do Parque Metropolitano de Pituaçu, que completa 50 anos de existência nesta segunda, 4, e do Parque Metropolitano do Abaeté, que fez 35 anos neste domingo, 3.

“O Parque de Pituaçu completa 50 anos em um estado que precisa de melhorias. Frequentemente, recebemos denúncias de poluição na lagoa, insegurança e falta de estrutura. Esse é um cenário que precisa mudar”, disse o parlamentar, que é presidente da Comissão de Emergência Climática e Inovação da Câmara de Salvador.

“O decreto dizia, há 50 anos, que a criação do parque considerava a necessidade de criação de novas áreas verdes na Região Metropolitana (RMS) e que o desenvolvimento turístico exigia a conservação e valorização desses espaços. O tempo passou, o mundo evoluiu e hoje nós sabemos ainda mais sobre a importância da preservação ambiental. O Parque de Pituaçu é um espaço de resistência e que precisa ser valorizado”, afirmou Fraga.

O parlamentar propôs também o PIN 207/2023, que pede ao Governo da Bahia um estudo técnico de viabilidade para construção de um circuito de mountain bike no Parque de Pituaçu. “Já o Parque de Pituaçu sofre com os mesmos problemas, em especial segurança e infraestrutura. Antes um parque ponto obrigatório para qualquer turista que vinha a Bahia, hoje está praticamente abandonado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *