Prefeitura dá início a requalificação da Orla de Pituaçu.

Noticias

A Prefeitura de Salvador com a SEDUR e SUCOP, e em parceria com a Fundação Mario Leal Ferreira(FMLF), já deram início as obras de requalificação da orla de Pituaçu.

A primeira etapa da obra teve início na região da orla de Pituaçu indo até parte da orla de Patamares, um trecho se quase 4km de melhorias para a população da região.

O projeto arquitetônico irá atender cerca de 4km de requalificação da orla de Salvador, mais precisamente saindo da Boca do rio das imediações da praça Osorio Villas Boas (antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia), e indo até o início da Avenida Pinto de Aguiar no bairro de Patamares. O investimento é de R$135,4 milhões e o prazo para conclusão das obras é de 16 meses. 

A ideia, conforme explica o prefeito, é que a requalificação da orla de Pituaçu estimule atividades ao ar livre, prática de esportes e contribua para o desenvolvimento das atividades econômicas e o turismo. Segundo Bruno Reis, este será um dos últimos trechos da orla de Salvador a ser requalificado. Promete também transformar mais essa região da cidade, para vir a concorrer a ser o trecho de orla atlântica mais bonito do Brasil, envolvendo diversos equipamentos públicos, áreas de lazer e, claro, a questão social. 

Colaboração da sociedade – O ponto de partida para a elaboração do projeto surgiu a partir da soma de demandas apresentadas pela comunidade local, a exemplo de moradores, comerciantes, agentes comunitários e culturais.

A intervenção na orla de Pituaçu envolve a implantação de diversos equipamentos urbanos, como 25 quiosques, que servirão como bares, restaurantes e para baianas de acarajé. Além disso, o projeto contempla a construção de três unidades de academias ao ar livre; quatro parques infantis; nove quadras de beach tênis; uma quadra de futsal com grama sintética, além de uma grande contenção de alvenaria de pedra.

Mobilidade – Serão feitas adequações nas imediações da orla marítima para o uso recreativo com a recuperação e implantação de novos espaços para o conforto de pedestres, ciclistas e automóveis. Considerando isso, o projeto propõe alterar um trecho da Avenida Octávio Mangabeira que faz o tráfego sentido Pituba-Itapuã, passando essa para a parte interna do continente, alinhando-a com a Rua Carimbamba, que faz o tráfego oposto. 

Um calçadão, com rampas de acesso, será criado para abrigar atrações voltadas ao lazer, turismo e serviços comerciais. A pavimentação asfáltica será renovada e as calçadas serão em sua maioria de concreto lavado cinza, com piso em pedra portuguesa. Os amantes do pedal, por sua vez, terão uma nova ciclovia para se deslocar, e o número de vagas de estacionamento para carros e motos será readequado o suficiente para atender às demandas da região. Serão inseridos, ainda, pontos e baias de ônibus, iluminação pública moderna em LED e sinalização de trânsito. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *